sábado, 25 de maio de 2013

Sinais que revelam se você está desmotivado no trabalho

Se pararmos por apenas cinco minutos para fazermos uma breve retrospectiva das pessoas que de alguma forma já participaram do nosso dia a dia de trabalho provavelmente será preciso muito mais do que duas palmas das mãos. No decorrer da nossa carreira, não importa a idade que tenhamos, vamos observar que encontramos pessoas que se destacaram dos times, enquanto que outras, apesar de terem as acesso às mesmas oportunidades dentro da empresa sempre apresentaram sinais de que a insatisfação é uma constante. Vários são os fatores que podem levar a pessoa a perder o estímulo de fazer parte de uma empresa. Contudo, é bom lembrarmos que isso não é saudável nem para a organização e tampouco para o próprio profissional que fica desmotivado, uma vez que ele também é diretamente prejudicado. Confira abaixo as características de um profissional desmotivado. E se você apresenta alguns desses sinais, fique atento para que com o passar dos anos sua carreira não seja considerada uma "perda de tempo".

1 - Quem está desmotivado com o trabalho, acorda todos os dias com a impressão de que "o hoje" sempre será uma verdadeira segunda-feira daquelas. Ou seja, o pior dia da semana é sempre aquele que abrir os olhos, lembra que precisa levantar e ir para o trabalho. Essa rotina torna-se um sacrifício cada vez mais pesado!

2 - Não existe coisa mais complicada para um profissional quando surge aquele questionamento: "O que eu estou fazendo aqui, nessa empresa?". Quem não encontra a resposta para essa pergunta e não compreende valor da sua presença para a vida da empresa, dificilmente se sentirá motivado para exercer suas atividades.

3 - Por mais que a empresa ofereça oportunidade de desenvolvimento, nada parece motivá-lo a participar e tudo é perda de tempo. Se essa é a impressão que você tem sobre as oportunidades de aprendizado que surgem no dia a dia, é um sinal de alerta de que algo está muito errado no campo profissional.

4 -
 Há ainda aquelas pessoas que procuram desfaçar a falta de motivação e quando surgem cursos, treinamentos ou ferramentas que possam enriquecê-las em conhecimento, argumentam que já sabem o suficiente para cumprirem com "louvor" as atividades ligadas às suas funções. Nenhuma aprendizagem fará o diferencial na sua trajetória profissional. Esse é um pensamento de alguém dominado pela desmotivação.

5 - 
Como o desmotivado é contagiado pelo desânimo, ele se torna um opositor a qualquer novo processo de mudança e faz questão de defender a "bandeira" - "Se tudo sempre foi feito assim, por que mudar? Vamos nos desgastar à toa!". Ele esquece de que tudo no universo se transforma e vivenciamos uma época de constantes inovações.

6 - 
Outra característica que pode sinalizar a falta de motivação de uma profissional é quando ele identifica apenas nas outras empresas o melhor local para se trabalhar, mesmo que ele não conheça a realidade vivenciada por outras profissionais. Costuma afirmar com veemência: "Qualquer lugar é melhor do que aqui!".

7 - 
O presenteísmo faz parte da sua rotina de alguém desmotivado. Ele pode estar presente fisicamente no ambiente de trabalho e ter à sua frente todos os recursos para exercer a sua atividade. Não faz mais do que o necessário, isso quando consegue. Tentar superar-se em algo é fato completamente descartado. Nunca questiona se através dos recursos oferecidos pela empresa ele pode ser um autodidata, se pode ir à busca do autoconhecimento.

8 - As pessoas desmotivadas contribuem para o aumentos dos índices de absenteísmo - uma grande preocupação de qualquer empresa, afinal o colaborador está ausente do ambiente de trabalho quando deveria estar exercendo suas atividades. A falta de motivação leva muitas pessoas a se ausentarem do trabalho por motivos justificados (problemas de saúde que surgem já a partir do fato deles conviverem em um local que provoca sensações negativas, por exemplo) ou simplesmente porque não ir trabalhar é a melhor alternativa para aquele dia que será moroso e penoso para o trabalhador.

9 - Quem está desmotivado com o trabalho não consegue esconder nem de si e nem dos outros que algo não está bem. Geralmente, as pessoas que apresentam sinais de desmotivação apresentam alteração no humor e em alguns casos, tornam-se propensos a criar conflitos e a se excluírem da equipe.

10 - Se todos esses fatores forem levados em consideração, outro indicador aparecerá no profissional desmotivado: a queda no desempenho. Quem não está feliz no trabalho não conseguirá atingir ou superar suas metas, pois cada dia vivenciado se tornará mais complicado, caso a pessoa não seja honesta consigo e tente sentar com o seu líder para encontrar a raiz do fator que o levou àquela realidade.

Nenhum comentário: