sábado, 6 de abril de 2013

Compreenda um Pouco a Essência do Mentoring

Ao contratar um profissional, a empresa não possui garantia alguma de que ele vá se adaptar a sua nova realidade corporativa. O que ocorre são expectativas positivas que surgem a partir dos resultados relevantes apontados durante a realização de um processo de seleção, onde são identificadas competências técnicas e possíveis aspectos comportamentais que sejam pertinentes à cultura corporativa. Diante disso, grande parte das empresas se vê diante de uma alternativa: investir no desenvolvimento dos talentos recém-contratados e daqueles que já fazem parte do seu quadro. Um dos processos que pode apresentar resultados positivos é o mentoring. Confira abaixo algumas das características desse recurso que quando bem aplicado pode gerar resultados expressivos tanto para as organizações quanto para os colaboradores.

1 - Pode ser aplicado por empresas de vários segmentos e portes. É importante destacar que como em qualquer outro processo de Gestão de Pessoas, seu sucesso está estreitamente relacionado ao apoio da alta direção.

2 - O mentoring ocorre sempre através de uma relação, onde estão presentes um profissional (mentor) que possui experiência, conhecimento e se mostra disposto a estimular o desenvolvimento de outro indivíduo (mentorado) nos aspectos cognitivo, social e até mesmo emocional, afim de que o mentorado.

3 - O processo de mentoring precisa estar alinhado aos objetivos corporativos, contar com um método apropriado para selecionar e treinar os talentos e fortalecer a parceria que se formará entre o mentor-mentorado. Sem estrutura e o apoio adequado, não adianta idealizar que a empresa instituiu o mentoring.

4 - Quem recebe o aprendizado precisa ser avaliado para que sejam analisados os gaps que precisam ser preenchidos, bem como identificados os pontos fortes daquele talento que assume uma nova atividade. "Jogar o conhecimento" e esperar que o mentorado encontre todas as respostas para as situações inesperadas é convidar a empresa a enfrentar problemas que podem ganhar proporções preocupantes. No mentoring, é preciso que exista comunicação clara entre mentor e mentorado , pois sempre é possível identificar e neutralizar pontos negativos que venham a comprometer o êxito do aprendizado.

5 -
O papel do mentor é o oferecer informações, bem como orientar o mentorado no tocante a informações relacionadas às atividades que ele exercerá. De uma forma mais simples, pode até mesmo ser visto como um professor disposto a tirar possíveis dúvidas que surjam no dia a dia do colaborador, no momento em que ele mais precisa.

6 - A relação que o mentoring propicia pode transcender, em alguns casos, a algumas expectativas, uma vez que o mentor chega a ser até visto como um protetor do mentorado. Vale ressaltar que quando o mentor "protege" o mentorado não o isenta de suas responsabilidades, pois isso seria um retrocesso no desenvolvimento de quem está desenvolvendo-se profissionalmente.

7 - Através do mentor, se atender às expectativas do planejamento de aprendizado, o mentorado ganha destaque na empresa, já que consegue mostrar seu valor a partir das responsabilidades que lhe foram confiadas. Isso, por sua vez, possibilita uma possível ascensão interna.

8 - O processo de mentoring caracteriza-se por ser um recurso que evita tira o talento da zona de conforto e o faz superar desafios que antes considerava apenas um privilégio de terceiros. E vale lembrar que quando um talento recebe um desafio, ele se sente motivado e passa a ter o sentimento de que sua presença na empresa não se restringe apenas a ser mais um número na folha de pagamento, ou seja, sua função tem valor para o negócio.

9 - Muitos profissionais passam anos de suas vidas exercendo atividades que gostariam de compartilhar com outros pares, mas que por falta de oportunidade guardam com eles. Saber que sua experiência não será perdida faz com que o mentor também ganhe um estímulo no seu dia a dia. O mentoring, é importante ressaltar, faz com que muitos profissionais exercitem a prática do relacionamento interpessoal a partir do momento que interagem com o mentorado. Essa oportunidade também significa uma valiosa oportunidade de troca de experiência entre gerações diferentes.

10 - O reconhecimento que o profissional espera receber depois de anos de experiência, nem sempre se materializa através do bônus ou de premiações. Logicamente que esses benefícios sempre bem-vindos, mas há pessoas que esperam algo que não pode ser contabilizado através de cifras. É aquilo que os especialistas chamam de salário felicidade e que muitas vezes surge através do reconhecimento dos colegas de trabalho. Não são raros os casos de mentores que se tornaram fonte de inspiração para muitos profissionais que iniciaram suas carreiras, sem saber ao certo o que poderiam encontrar no decorrer dos anos. Ser mentor pode ser sinônimo de inspiração para muitos talentos que são gratos por aqueles que lhes deram o apoio necessário para dar os primeiros passos na carreira.

O que é Mentoring? O que é um mentor?

A palavra mentoring vem mentor. O mentor geralmente é uma pessoa mais velha, um amigo, um conselheiro, um mestre, um instrutor, alguem mais experiente que pega seus discípulos ou pupilos para passar todas as experiências adquiridas ao longo de toda uma vida.

Nenhum comentário: