sexta-feira, 19 de julho de 2013

Curiosidade: Seu cérebro é capaz de revelar essa foto (em cores)




Circulando pelo Facebook, encontrei essa imagem acompanhada de uma descrição curiosa – segundo o autor da postagem, nosso cérebro seria capaz de ‘revelar’ a foto em cores, como um negativo. Fiz o teste e descobrir que o negócio funciona mesmo. Experimente:
- Olhe fixamente para o ponto vermelho no nariz da moça (sim, ele está lá) por 30 segundos. Vai parecer uma eternidade, mas o período precisa ser cumprido à risca para que o experimento funcione.
- Depois dos 30 segundos, desvie seu olhar para uma superfície clara (de preferência branca). Pisque os olhos rapidamente, sem tirar os olhos da parede/mesa/objeto claro escolhido.
Voilá, a foto ‘revelada’ em cores diante de seus olhos.
Mas como isso acontece?
Você provavelmente já ficou com a ‘impressão’ de algo na retina. Ao olhar para luzes de um carro à noite, por exemplo, você as vê ao piscar. Isso acontece porque os fotosensores de sua retina ficam saturados com a luz. Isso faz com que seus olhos ‘percam’ temporariamente a habilidade de perceber corretamente a cor que fez com que seus olhos ficassem saturados – na prática, significa que por olhar muito tempo para uma cor determinada, você vai perceber as cores opostas à original, como em um negativo. E é dessa forma que seu cérebro ‘revelou’ a imagem acima.

Nenhum comentário: