segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Será que Realmente Sentem Inveja de Você?

Texto do  Escritor: Alexandre  Henry 


Que a inveja é uma porcaria, a gente já sabe. Tem muita gente que vive para querer o que a pessoa ao lado tem, seja o carro novo, o namorado mais rico, a roupa da nova coleção, o par de brincos que saiu na TV, enfim, para quem é invejoso não há limites para desejar as conquistas de quem está por perto. Isso é fato.

Mas, vamos refletir um pouco: será que realmente você é uma pessoa que provoca inveja em todos os que estão ao seu redor? Pergunto isso porque vira e mexe vejo adesivos em carros ou frases de efeito no Facebook desdenhando a cobiça alheia. Aliás, há uma clássica: “A força da sua inveja é a velocidade do meu sucesso”. O único problema é que nunca vi frase assim em uma Ferrari ou um Porshe, muito menos vi alguém podre de rico, muito famoso ou poderoso ficar no Facebook falando que a inveja dos outros é combustível para o sucesso dele.

Mas, em compensação, estou cansado de ver adesivos do gênero em carros caindo aos pedaços ou pessoas na lama gritando aos quatro ventos na internet que não adianta sentirem inveja, pois isso “não me derrubará”. Derrubar de onde, cara pálida? Do buraco? O que é que você tem assim de tão especial para provocar tamanha cobiça alheia, tamanho olho gordo? Ganhou na Mega Sena? É lindo feito uma estrela de Hollywood? Tem tanto dinheiro quanto o Eike Batista? É tão poderoso quanto um presidente de uma multinacional? Tem a fama de um jogador de futebol talentoso? Se não tem nada disso, então podem até sentir inveja de uma ou outra conquista sua, mas aquela inveja geral e completa, esteja certo que ninguém sente por você.

Então, vamos parar com essas frases de efeito porque elas só denunciam que você está em uma situação tão ruim que precisa ficar provocando os outros para ver se consegue um pouco de atenção. A verdade é que quem realmente é rico, lindo, famoso, poderoso ou querido por todos não tem tempo, necessidade ou interesse de se preocupar com a inveja alheia, muito menos de ficar colando adesivos no carro ou espalhando frases pela internet para desdenhar a cobiça do vizinho. Quem está bem na vida simplesmente vive e se esquece dos outros que podem ter qualquer sentimento negativo. Aliás, quem é realmente digno de inveja normalmente não chega a provocá-la nas outras pessoas, porque o sucesso de verdade causa muito mais admiração do que inveja.

Por isso, o melhor que você faz é se concentrar na sua própria vida, lutar para conseguir o que quer, ser uma pessoa do bem e espalhar sentimentos bons, pois assim, mesmo que você esteja repleto de conquistas capazes de despertar a inveja dos outros, sua energia positiva fará com que as piores pessoas queiram se aproximar de você por admiração, nunca por inveja.

Nenhum comentário: