Estamos vivendo a Era da Multifuncionalidade. Hoje qualquer pessoa
tem um grande número de atividades para executar em uma empresa. As
responsabilidades de quem possui cargo de gestão aumentam a cada dia e
com isso, muitas vezes, fica difícil cuidar do que é mais importante
para um líder: o desenvolvimento das pessoas.
Para conseguir executar as muitas responsabilidades e ainda cuidar das pessoas, o gestor deve delegar algumas de suas responsabilidades.
Delegar é o ato de transferir para outro a autoridade e a responsabilidade para a execução de uma tarefa que é de responsabilidade final do gestor. Delegar é uma palavra muito usada, mas pouco entendida na amplitude de seu significado. Delegar é uma arte e exige investimento, paciência e percepção do outro e de si. Para se delegar com propriedade precisamos saber precisamente o resultado que esperamos e garantir que a pessoa a quem o serviço está sendo delegado tem o mesmo entendimento sobre o resultado que você espera. É também imprescindível que se acompanhe o processo, a fim de que de avaliar se a tarefa está sendo feita ou não, dando feedback sobre os resultados obtidos.
O que presenciamos no mundo organização é a delegação de atividades. Vemos hoje gestores que ao estarem sobrecarregados "largam" suas responsabilidades aos colaboradores sem verificar se esses são capacitados para executar tais ações. Informam apenas o que deve ser feito e, no entanto, não ensinam como e para quando necessitam da atividade. No momento em que o colaborador não entrega o que lhe foi solicitado, o gestor começa a duvidar da capacidade profissional do funcionário e dessa forma, passará a acreditar que um colaborador a mais "não traz resultados".
Para que isso não aconteça, ao delegar você deve:
- Verificar se a pessoa que receberá a nova atribuição está apta a executar.
- Treinar o colaborador e verificar se o treinamento foi suficiente. Para isso acompanhe o processo.
- Fornecer feedback constantemente sobre os resultados obtidos.
- Garantir a clareza na comunicação durante o processo de delegação. Por isso, comunique o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito.
Ao delegar o gestor deve abrir mão do êxito pessoal em função do sucesso do grupo, abrir mão de poder, assumir riscos, aceitar e corrigir os erros. Quem recebeu a atividade deve estar consciente de que a responsabilidade pela execução passou a ser dele. Desta forma o líder deve envolver, motivar e mostrar os ganhos que esse colaborar terá com esse novo aprendizado.
Há uma premissa na Administração de empresas que se diz que só devemos "terceirizar o que não é o negócio da empresa". Essa premissa aplica-se ao líder que só deve delegar apenas as atividades que não impactam em sua atividade fim, por exemplo: a liderança deve delegar a elaboração de uma planilha e não a gestão de sua equipe.
Para saber o que delegar e o que não delegar, faça uma lista das atividades diárias que você executa e que lhe trazem grandes resultados para sua atividade profissional. E ainda elabore uma lista das atividades que são urgentes, mas que possuem pouca influência para a realização do seu trabalho. Após a lista, faça uma análise do que pode ser delegado. Atente-se para não ficar preso em atividades que lhe dão prazer na execução, porém poucos resultados profissionais. O líder deve ter foco sempre naquilo que é importante, no que traz êxito para a organização e ainda deve obter satisfação em fazer os outros realizarem e não em executar diretamente. O gestor deve ter tempo para a execução de atividades mais importantes.
Delegar é uma forma de liderar pessoas para que elas assumam a autoridade e a responsabilidade de tomar decisões e, geralmente, isso resulta em mais comprometimento, cooperação, surgimento de ideias, melhores soluções e maior responsabilidade pessoal. Delegar ainda é treinar colaboradores, motivar a equipe e aumentar o grau de iniciativa dos funcionários desenvolvendo novas aptidões. Então se quer obter mais resultados de sua equipe, saiba que delegar é preciso!
Pense nisso e rumo ao sucesso!
Para conseguir executar as muitas responsabilidades e ainda cuidar das pessoas, o gestor deve delegar algumas de suas responsabilidades.
Delegar é o ato de transferir para outro a autoridade e a responsabilidade para a execução de uma tarefa que é de responsabilidade final do gestor. Delegar é uma palavra muito usada, mas pouco entendida na amplitude de seu significado. Delegar é uma arte e exige investimento, paciência e percepção do outro e de si. Para se delegar com propriedade precisamos saber precisamente o resultado que esperamos e garantir que a pessoa a quem o serviço está sendo delegado tem o mesmo entendimento sobre o resultado que você espera. É também imprescindível que se acompanhe o processo, a fim de que de avaliar se a tarefa está sendo feita ou não, dando feedback sobre os resultados obtidos.
O que presenciamos no mundo organização é a delegação de atividades. Vemos hoje gestores que ao estarem sobrecarregados "largam" suas responsabilidades aos colaboradores sem verificar se esses são capacitados para executar tais ações. Informam apenas o que deve ser feito e, no entanto, não ensinam como e para quando necessitam da atividade. No momento em que o colaborador não entrega o que lhe foi solicitado, o gestor começa a duvidar da capacidade profissional do funcionário e dessa forma, passará a acreditar que um colaborador a mais "não traz resultados".
Para que isso não aconteça, ao delegar você deve:
- Verificar se a pessoa que receberá a nova atribuição está apta a executar.
- Treinar o colaborador e verificar se o treinamento foi suficiente. Para isso acompanhe o processo.
- Fornecer feedback constantemente sobre os resultados obtidos.
- Garantir a clareza na comunicação durante o processo de delegação. Por isso, comunique o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito.
Ao delegar o gestor deve abrir mão do êxito pessoal em função do sucesso do grupo, abrir mão de poder, assumir riscos, aceitar e corrigir os erros. Quem recebeu a atividade deve estar consciente de que a responsabilidade pela execução passou a ser dele. Desta forma o líder deve envolver, motivar e mostrar os ganhos que esse colaborar terá com esse novo aprendizado.
Há uma premissa na Administração de empresas que se diz que só devemos "terceirizar o que não é o negócio da empresa". Essa premissa aplica-se ao líder que só deve delegar apenas as atividades que não impactam em sua atividade fim, por exemplo: a liderança deve delegar a elaboração de uma planilha e não a gestão de sua equipe.
Para saber o que delegar e o que não delegar, faça uma lista das atividades diárias que você executa e que lhe trazem grandes resultados para sua atividade profissional. E ainda elabore uma lista das atividades que são urgentes, mas que possuem pouca influência para a realização do seu trabalho. Após a lista, faça uma análise do que pode ser delegado. Atente-se para não ficar preso em atividades que lhe dão prazer na execução, porém poucos resultados profissionais. O líder deve ter foco sempre naquilo que é importante, no que traz êxito para a organização e ainda deve obter satisfação em fazer os outros realizarem e não em executar diretamente. O gestor deve ter tempo para a execução de atividades mais importantes.
Delegar é uma forma de liderar pessoas para que elas assumam a autoridade e a responsabilidade de tomar decisões e, geralmente, isso resulta em mais comprometimento, cooperação, surgimento de ideias, melhores soluções e maior responsabilidade pessoal. Delegar ainda é treinar colaboradores, motivar a equipe e aumentar o grau de iniciativa dos funcionários desenvolvendo novas aptidões. Então se quer obter mais resultados de sua equipe, saiba que delegar é preciso!
Pense nisso e rumo ao sucesso!
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