Google+ Badge

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O 5S e Você

O investimento em qualidade é a premissa básica para toda a organização que objetiva manter-se competitiva. O mesmo se dá conosco. As diretrizes  e conceitos da qualidade total do 5 S, são perfeitamente aplicáveis a nós.

O 5S é uma metodologia que visa tornar todo e qualquer ambiente de trabalho mais limpo e organizado. Se você transita pelo mundo corporativo é bastante improvável que não conheça o conceito ou desconheça em como ele se transformou numa grande ferramenta para os japoneses na reconstrução de seu país, na década de 50. O que talvez você não saiba é que este conceito tão popular no meio organizacional também se aplica a você e pode ser o caminho para uma grande virada no modo como você encara o seu dia a dia.

Não estou falando de implantar os cinco sensos em seu guarda-roupa! Falo sobre como utilizá-lo na gestão de sua qualidade de vida.

O primeiro é o Senso é o de utilização, segundo este só devem permanecer no ambiente aquelas ferramentas essenciais à sua atividade e sua aplicação para nosso cotidiano não poderia ser diferente. Se pensarmos em relação ao nosso organismo, quanto "lixo emocional" estamos acumulando? Quanta energia deixa de ser gasta, e por que inundamos nosso corpo com uma sobrecarga tão desnecessária? Que tal separar um tempo para se livrar daquilo que não usa mais? Ódio, mágoa, preguiça e ressentimento devem ter prioridade nesta faxina.

O Senso de ordenação trata da ordem em que as coisas devem ser realizadas ou organizadas e é bastante útil se o aplicarmos na escolha de nossas prioridades. Não se trata de escolher fazer algo pensando em sua lucratividade, rapidez e facilidade, mas realizar suas escolhas pessoais e profissionais a partir da resposta para a seguinte pergunta: o que lhe faz mais feliz? Acredite você não economizará talento e dedicação quando começar olhar as coisas por este ângulo.

O Senso de limpeza é bem parecido com o de utilização, mas é o a condição para que o ciclo do primeiro funcione. Ele lhe permite a que aquilo que não é necessário não mais se acumule. Utilize este para bloquear a entrada de novos vícios e sobrecargas. A qualquer sinal de oportunidade de acumulo, limpe!

No contexto de qualidade de vida  o Senso de ordenação também conhecido como Senso de padronização, refere-se ao modo como transformaremos os preceitos anteriores em hábitos do nosso dia a dia. O modo como lidamos com nossos sentimentos, nossa forma de nos alimentar e tudo aquilo que está relacionado com a qualidade de vida, exige prática, para criar novos padrões primeiramente devemos mudar nossos hábitos.

O último, o Senso de autodisciplina trata-se justamente do compromisso com o qual você cumprirá os quatro passos anteriores. É o passaporte para o sucesso desta nova gestão que será em implantada em sua trajetória.

Sabemos que ter disciplina é um grande desafio para maioria das pessoas, enquanto em uma nação como o Japão ser disciplinado é uma questão de cultura, para nós trata-se de um grande diferencial, que a maioria não tem. O comprometimento está diretamente ligado à recompensa dele decorrente, por isso é tão difícil de ser praticado já na maior parte das vezes, resultados e recompensas não acontecem na velocidade que gostaríamos, e vivemos dando esta desculpa para a decisão de não sermos assim.

A boa noticia é que ainda hoje você pode quebrar este ciclo vicioso, e começar a colher os resultados deste novo posicionamento. A implantação do 5S não está condicionado ao tempo oportuno e ao momento ideal, e com um pouco disciplina e paciência você pode alcançar resultados melhores que os atuais.

Que tal começar agora?

Postar um comentário